Ayurvédica · Mente-Corpo-Alma

O Ser Humano como um TODO!

A Ciência da Vida
Ayurveda GenerosityAyurveda se traduz da melhor forma quando é chamado de Ciência da Vida. Em todo seu corpo didático estuda a vida em sua mais ampla abrangência. No que diz respeito à vida leva em consideração a verdade sobre a natureza de todas as coisas, suas relações entre si, possui práticas e disciplinas que ampliam o estado de consciência para outros planos e ainda possui a observância científica ao analisar a verdade como se expressa na vida.

A escola (Darshana) que dá embasamento ao Ayurveda chama-se Samkhya que tem como uma de suas traduções “o saber da verdade”.

O Samkhya também nasceu da sabedoria dos Rishis (videntes da verdade), tanto que o encontramos embasando muitas das linhas de Yoga existentes.

“Deve-se manter mente e coração abertos para que se possa compreender o Samkhya, e sua ligação direta com o Ayurveda”.

O Samkhya nos ensina que existe uma estreita ligação entre o homem e o universo, onde a energia cósmica está presente em todas as coisas animadas ou não. Afirma também que toda a existência tem origem na Consciência Cósmica e que esta se manifesta sempre como duas polaridades, masculina e feminina, Purusha e Prakriti e posteriormente Shiva e Shakti.

Segundo o Samkhya existem vinte e quatro elementos no universo, dentre eles o elemento básico denominação Prakriti, que podemos traduzir como criatividade e seu oposto Purusha, o que não possui atributos. Purusha é masculino, enquanto Prakriti é feminina.

Ayurveda ProgressPurusha não tem cor, forma, nem participação ativa na manifestação do universo, é passivo, consciência sem escolha. Purusha é testemunha da criação. É consciência pura, o estado transcendental do ser e do existir.

Prakriti tem cor, forma, atributos. É ativa, consciência com escolha, aquela que deseja tornar-se muitas. Prakriti gera todas as formas do universo, é vontade e matéria primordial. Prakriti é quem possui os três atributos principais do universo, encontrados em toda natureza. Estes atributos chamam-se gunas, estados da matéria, e são respectivamente sattwa (modo da bondade, equilíbrio), rajas (modo da paixão, movimento) e tamas (modo da inércia, ignorância). São eles o fundamento de tudo o que existe. Contidos em Prakriti encontram-se em equilíbrio. Porém quando o equilíbrio é desfeito, há uma interação dos gunas ocasionando a evolução do universo.Daí a criação!

Prakriti manifesta primeiramente a Inteligência Cósmica chamada Mahad, que antecede o surgimento do eu. De Mahad forma-se o Ego (Ahamkar), o princípio de individualidade que separa a nossa consciência da conexão com o mundo material. Do Ego, nasce os cinco sentidos (tanmatras) e os cinco órgãos motores, criando o universo orgânico com sattwa. Com tamas, o mesmo Ego, manifesta os cinco elementos básicos (bhutas) criando o universo inorgânico.

Rajas movimenta tanto o universo orgânico como inorgânico, sattwa e tamas respectivamente.
Sendo assim, tanto sattwa quanto tamas são energias potenciais inativas, necessitando do poder de movimento de rajas para agir.

O gráfico a baixo ilustra melhor a manifestação do Universo:

Mapa da Ayurveda
Ilustração: Revista Super Interessante
Cinco órgão da percepção Som(éter)
Cinco órgãos motores Tato(ar)
Mente Visão(fogo)
Paladar(água)
Olfato(terra)

Ayurveda – Medicina Milenar

Righteous ActivitiesA partir de todo este conhecimento é que se desenvolveu o Ayurveda como Sistema de Saúde ou medicina, considerado hoje o mais Antigo do mundo.Teve o início na Índia há cerca de 5.000 anos. É baseado no entendimento do ser humano como um conjunto de corpo, mente e espírito, com a visão de que só existe saúde a partir do equilíbrio dos elementos que o compõe.

A palavra Ayurveda tem origem sânscrita, partindo da raiz sânscrita Ayur “vida” e Veda “ciência”.

Para o Ayurveda uma vida bem vivida é naturalmente longínqua e prazerosa. Seus princípios indicam caminhos diferentes para que cada ser humano possa encontrar harmonia consigo mesmo e, assim, extrair o melhor de si e de tudo o que o cerca.

Ayurveda trabalha antes de tudo com a prevenção, adotando para isto a obediência aos ritmos da natureza, seu ritmo fisiológico e o cuidado para não consumir nada que gere toxinas.

O Ayurveda nos ensina que a origem de todas as doenças se deve ao acúmulo de toxinas (ama). Adotando medidas para eliminar toxinas existentes e prevenir novas, o ser humano terá saúde no verdadeiro sentido da palavra, produzindo um estado de completo bem-estar físico, mental e emocional.

Tanto para tratamento como para manter a saúde, ayurveda oferece uma infinidade de técnicas naturais que podem facilmente adaptar-se ao dia-a-dia de cada pessoa. As técnicas incluem: cardápio direcionado, exercícios mais indicados, as melhores cores, músicas, aromas, massagens, meditação e yoga, juntamente com pequenas modificações na rotina diária, fazem parte da base do ayurveda para prevenir ou curar desequilíbrios.
A Constituição Humana, Doshas e Biotipo
Ayurveda HealthO Ayurveda afirma que todo o Universo Material é formado por cinco elementos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Tudo o que possui vida é assim constituído o que inclui o Ser Humano e sua constituição física, mental, emocional, energética e espiritual. Encontramos aqui a máxima: “Do todo refletido no Um ou ainda a Unidade na Diversidade”.

“O Homem é um microcosmo, um universo dentro de si mesmo”. Dr. Vasant Lad

Esses elementos, princípios ou forças primeiramente se combinam em três doshas, e posteriormente em mais quatro doshas totalizando sete biotipos, a saber: Vata, Pitta, Kapha, Vata-Pitta, Pitta-Kapha, Vata-Kapha e Vata-Pitta-Kapha ou tridosha. Entre estes há uma gama de variações sutis, que da origem as diferenças peculiares de cada indivíduo, dependendo da porcentagem dos elementos Vata, Pitta e Kapha presentes na sua constituição.

Doshas:

Os doshas são os humores da natureza. Estão presentes em todas as criaturas animadas e inanimadas. O bom funcionamento entre eles caracteriza o estado de equilíbrio em tudo que é manifesto.

Para o Ayurveda felicidade é sinônimo de saúde. E saúde é resultado direto do viver em harmonia com o Universo individual e coletivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s